quarta-feira, 15 de junho de 2011

E vocês já são dadores de medula??



Eu, infelizmente, não posso ser. E vocês?

TED talks - IDEAS WORTH SPREADING - para quem não conhece é um site fantástico cheio de vídeos sobre vários assuntos da actualidade. Visitem.

5 comentários:

Lux disse...

Querida, depois do post que fiz hoje, sobre a doacção de sangue, para já não dou nada a ninguém!
Chamem-me egoísta ou invejosa se quiserem, mas esta história ainda me está bem atravessada...
Dá uma espreitadela no meu blog!

xoxo
Lux

Teresa disse...

Pois, de facto não somos um país perfeito mas ainda temos muitas coisas que funcionam muito bem comparando com outros países tão ou mais desenvolvidos do resto do Mundo. Por exemplo: Portugal garante cuidados de saúde a todos e temos um dos melhores SNS de todo o mundo (classificações internacionais), ao contrário dos EUA, por exemplo, em que não têm um estado social e só há saúde para quem tem dinheiro para pagar... Mas sim, há coisas que correm mal infelizmente...=S

Mas ser dador de medula é muito diferente de ser dador de sangue. Tu inscreveste como dador de medula e só depois se fores compatível com algum doente é que te chamam para vires doar medula. Podes até nunca ser chamada, mas também podes ajudar pessoas que tanto precisam do nosso apoio, e nesse caso, das células da tua medula óssea. Pensa nisso. Não custa nada.

Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lux disse...

Querida Teresa, eu, melhor que ninguém sei como funciona a saúde em Portugal, porque estou ligada a ela.
É verdade que nos EUA o sistema de saúde não é perfeito, mas existem hospitais para quem não tem seguro de saúde. Não são é tão bons como os outros.
Em relação aos nossos hospitais, cada vez temos menos hospitais totalmente públicos, visto estarem a tornar-se sociedades anónimas, como é, por exemplo, o caso do Sto António do Porto. E não te esqueças nunca, que se tens acesso a estes hospitais, agora EPE's, é porque descontas para a segurança social, logo, estás a pagar o serviço, como é óbvio, bem como podes ou não pagar a taxa moderadora no momento em que sais do hospital.
Se não tiveres dinheiro no momento, eles mandam-te a factura para casa, e se não pagares no prazo de um mês, cobram-te uma multa de €100.
Ou seja, aqui descontas para a segurança social, enquanto que nos EUA pagas a uma seguradora... O que, na práctica, vai dar ao mesmo.
Claro que sei que os termos de dadores de órgãos, não só de medula, são distintos dos termos de recolha de sangue, e obviamente que o meu comentário no teu post batia o meu normal exagero...
Não, ainda não me inscrevi como dadora de medula óssea, mas já pensei em fazê-lo, no entanto, e como escrevi no meu post sobre o tema em questão, tenho frequentemente anemia, por isso, não sou das pessoas mais indicadas para o fazer.
Tenho pena, mas é verdade!
Ainda no final do ano passado, início deste, tive uma luta enorme com os meus valores de hemoglobina no sangue, uma alimentação específica, porque estava com uma anemia muito acentuada e não queria, por nada, levar transfusões de sangue, que queiramos ou não, por diversos motivos são implicam sempre algum risco!
Quanto a existirem coisas que não correm bem, posso garantir-te que nem metade do que corre mal é conhecido... Isso, são processos que temos que avaliar diáriamente e muitas vezes, mal dormir a pensar em certos casos!
Infelizmente, é Portugal no seu pior querida!

xoxo
Lux